Candongueiro

alguma desatualização?cadastre uma casa

Horário: Sáb (22h) Semana sim/semana não
Couvert: R$15,00
Endereço: Estrada Velha de Maricá, 1554 (Pendotiba) tel: 2616-1239 Niterói, RJ

Uma roda para bamba nenhum botar defeito! Músicos maravilhosos tocando sem parar em uma grande roda que geralmente começa às 22hs com um chorinho. Canjas de músicos consagrados como Dona Ivone Lara e integrantes da Velha Guarda da Portela são frequentes.

A roda: Paulinho Marques e Wander (violão), Serginho Procópio e Wanderley Monteiro (cavaquinho e voz), Iracema (voz), Ivan (Clarinete), Marquinho Basílio, Marcelo Pizzotti, Vinicius e Ilton (percussão).

Candongueiro - O Quilombo da Cultura Nacional.

É um misto de lenda e realidade o surgimento do Candongueiro e o clima de congraçamento que acontece espontaneamente entre seus componentes. Creio até que há um impulso sensitivo entre todos eles, até os que se chegam mais recentemente ao Espaço Alternativo Livre Recreativo-Cultural Quilombo do Candongueiro e Cordão "Agoniza Mas Não Morre", seguramente por já pertencerem aos que cultuam e cultivam todas as formas de expressão das atividades artístico-culturais brasileiras de raiz. É uma atração inevitável que se expande, a partir do momento que freqüentam pela primeira vez as dependências do Candongueiro, um barracão com intenso sabor de Senzala, em um Quilombo autêntico.

A "família" foi se ampliando a ponto de ser construído um quiosque de sapê, para que pudéssemos ser emoldurados pelo brilho da lua cheia ou pelo céu estrelado da lua nova. Quem poderia resistir a tanto encantamento que perpassava ente todos? E o quilombo crescia tanto, a ponto de se construir o barracão do Candongueiro, com seu aspecto ímpar e peculiar, onde os mais expressivos vultos da música popular brasileira têm sido homenageados, com inauguração solene de seus "pôsteres" em noite memoráveis de suas apresentações musicais, entre seus fiéis seguidores que cada vez aumentam mais.

A mais comovente homenagem aconteceu no final de 1992, com a presença pujante do iluminado Aniceto, que conseguiu emudecer a todos os freqüentadores do Quilombo, inclusive o pessoal da cantina, em noite memorável, como um prenúncio de despedida que aconteceu pouco depois. É um acontecimento inesquecível para todos.

Site da casa: www.candongueiro.com.br

Obs: Como a roda só funciona em fins-de-semana alternados, é aconselhável confirmar pelo telefone 2616-1239.



.

agenda carioca I selo para blogs I I como página inicial I fale conosco I início