sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

> História do Samba


samba e choro


15/08 ALTAMIRO CARRILHO, MESTRE DO CHORO E DO SOPRO

Morreu ontem no Rio de Janeiro, aos 87 anos, um dos maiores nomes da música instrumental brasileira.

Altamiro Carrilho, flautista e compositor virtuoso foi um dos mestres da música brasileira, fez carreira em programas de rádio e de auditório e ganhou projeção internacional, produzindo mais de 100 discos e 200 canções. Também se apresentou em mais de 40 países. (mais abaixo).

------------------------------------------------

BIOGRAFIA ALTAMIRO CARRILHO
O avô materno de Altamiro, Carlos Aquino, era tão apaixonado por música que ao nascer sua primeira filha lhe deu o nome de Lyra. Nome também de sua banda: Lyra de Orion - na qual tocava tarol no coreto da praça. Depois, começou a estudar flauta. Iniciou a carreira nos programas de calouros, tendo obtido o primeiro prêmio no Calouros em Desfile, de Ary Barroso.

Fez fama como improvisador e participou de numerosos grupos, discos e shows. Em 1949 gravou seu primeiro choro, "Flauteando na Chacrinha", no ano seguinte montou seu próprio conjunto na Rádio Guanabara. Em 51 substituiu Benedito Lacerda no conjunto regional de Garoto, contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Lá acompanhou grandes estrelas como Vicente Celestino, Orlando Silva e Francisco Alves. Formou o grupo Altamiro e Sua Bandinha, que teve programa na TV Tupi e emplacou o sucesso "Rio Antigo", com mais de 700 mil cópias vendidas.

Nos anos 60 excursionou fora do país, e na década seguinte passou a ser um dos flautistas mais requisitados, por conta do movimento de redescoberta do choro.

Morreu ontem, aos 87 anos, no Rio de Janeiro, em uma clínica particular, onde estava internado para tratamento de problemas pulmonares.

Acima você confere um especial sobre o músico. Salve Altamiro Carrilho!


 

 

Sites Parceiros:
Os Gatos - www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br
Toscana - www.toscanaitalia.com.br

Meio Ambiente?

 

samba
© SambaCarioca.com.br

 

 

 

 

I livro de visitas I selo para blogs I orkut I como página inicial I e-mail

política de privacidade

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2012 ©