sambanotícias I especiais I vídeos I contato

"Com direção artística de Sergio Roberto de Oliveira, primeira edição do festival vai apresentar, em quatro concertos dominicais, obras de compositores vivos de diversos países".


camiseta samba carioca
>> PROMOÇÃO FRETE GRÁTIS <<

 

 


samba e choro

COMPOSITORES DE HOJE CELEBRA A MÚSICA BRASILEIRA
06.11 COMPOSITORES DE HOJE CELEBRA A MÚSICA BRASILEIRA

“Compositores de Hoje” celebra a música contemporânea brasileira e mundial no CCJF, a partir de 10 de novembro. foto: divulgação

Em novembro, mais precisamente a partir do dia 10, o Rio vai sediar uma verdadeira festa da música contemporânea mundial. Com direção artística do compositor e produtor Sergio Roberto de Oliveira – já indicado ao Grammy Latino por duas vezes em categorias diferentes de música clássica -  o 1° Festival Internacional Compositores de Hoje reunirá, em quatro concertos semanais, aos domingos, no Centro Cultural da Justiça Federal, sempre às 19h,  obras de compositores vivos do Brasil e do mundo, a partir da leitura de intérpretes de expressão no meio clássico.

------------------------------------------------

No primeiro concerto, dia 10 de novembro, a música eletroacústica – produzida em estúdio e difundida por altofalantes, nesse caso sem a presença de intérpretes - dará o tom da abertura do festival, apresentando um leque variado de compositores: Manuella Blackburn (Inglaterra), Bryan Holmes (Chile/Brasil), Aquiles Pantaleão (Brasil/Inglaterra), Oscar Chaves (Colômbia), Rodrigo Sigal (México), dentre outros.

Na semana seguinte, dia 17, o público poderá conferir a curiosa parceria entre Sergio Roberto de Oliveira e o americano Mark Hagerty. Antes de se conhecerem, suas obras já estiveram lado a lado em programas, tanto nos EUA como no Brasil.  Após se conhecerem no Brasil, lançaram juntos, em 2012 , o CD “Luminosidade”, reunindo suas composições somente para percussão. Porém, neste concerto vão perfilar composições para duos de piano, com o Duo Bretas-Kevorkian, e violoncelo, com o Duo Santoro, que serão reunidas em CD a ser lançado em 2014.

No dia 24, será a vez do Conjunto de Saxofones da UFRJ, com direção musical de Pedro Bittencourt, subir ao palco do CCJF para executar peças escritas originalmente para formações de octeto, quinteto e quarteto de saxes. Formado pelos principais saxofones (sopranino, soprano, alto, tenor, barítono e baixo), o grupo lançará luz sobre obras do francês Antoine Duhamel, e dos brasileiros Neder Nassaro, Rapahel Fortes, Filipe de Matos Rocha e Roberto Victorio.

O concerto de encerramento do festival, dia 01 de dezembro, terá como intérprete convidado o grupo Gnu, que atualmente está celebrando seus 10 anos de formação e o lançando seu primeiro CD, “Cartas de Amor”. No programa, obras de David Vayo (EUA) e Caio Senna (Brasil). Também fazem parte os brasileiros Paulo Rios Filho e Marcos Lucas e o italiano Marcello Messina, que estarão presentes no concerto para prestigiar e conferir as releituras de suas composições.

Festival Internacional Compositores de Hoje

10 de novembro - 1o concerto às 19h
Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 – Centro- RJ
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada)
Tel (21) 3261-2552



Compartilhe

Voltar para o início

Busca no site:

 

> História do Samba

 

Recomendamos:
Percussionista - O melhor do mundo da percussão: Instrumentos...

Sites Parceiros:
Aquecimento Global - mundo quente
Os Gatos
- www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br
Veneza - venezaitalia.com.br
Roma - romaitalia.com.br
Paris - parisfranca.com.br

 

samba
© SambaCarioca.com.br

 

I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados © 2013