sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

agenda carioca

> História do Samba

 

Sites Parceiros:
Aquecimento Global - mundo quente
Os Gatos
- www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br

Meio Ambiente?

samba
© SambaCarioca.com.br


samba e choro

Orquestra de Berimbaus
31.08 ORQUESTRA DE BERIMBAUS, GRÁTIS NA FUNARTE

Uma boa opção de lazer e cultura em Sampa no sábado, dia 4 de setembro. foto: divulgação

A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, comandada pelo mestre Dinho Nascimento, apresenta-se  dia 4 de setembro (sábado), na Área de Convivência da Funarte São Paulo, às 16 horas, com entrada franca. (mais abaixo)

------------------------------------------------

O show integra a programaçao do projeto Mutatis que, durante quatro dias, discutirá temas relacionados à problemática das pessoas em situação de rua e sua reintegração social por meio da arte e da ação cultural.

A Orquestra de Berimbaus (14 integrantes) - que prepara para breve o lançamento do CD  Sinfonia de Arame - mostra a versatilidade do instrumento, interpretando toques da capoeira e ritmos da música brasileira, com arranjos e regência do mestre Dinho.

Os berimbaus são cuidadosamente afinados e agrupados em naipes: berimbau gunga ou berra-boi (som grave), de centro (som médio) e o viola ou violinha (som mais agudo). O "berimbum", com som muito grave, é tocado com arco de violoncelo e o “berimbau de lata”, também tocado com arco, mais parece uma rabeca.

Vozes entoam os versos das ladainhas, corridos, chulas, sambas e samba-de-roda. Alguns instrumentos como o guimbarde ou trump (berimbau de boca), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, matraca, efeitos diversos e palmas completam a sonoridade. Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus trabalham, há três anos, junto à comunidade do Morro do Querosene.

Todos os instrumentos são feitos por eles, explorando a sonoridade tribal e as possibilidades de diversificar na confecção dos berimbaus e reafirmando o respeito ao meio ambiente. “O trabalho com o berimbau vai muito além da capoeira; ele é um elemento transformador, tanto musical como social”, afirma o maestro.

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
Dia 4 de setembro - sábado - às 16 horas
Local: Funarte São Paulo - Alameda Nothmann , 1058 - Campos Elíseos/SP - Tel : (11) 3662-5177
Entrada Franca – Classificação etária: livre – Duração: 1 hora - Capacidade: 300.

 


Compartilhe

Voltar para o início




 

 

percussão

 


I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2010 ©