sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

agenda carioca

> História do Samba

> Participe
Sua participação é fundamental. Opine ou contribua com informações importantes
!

Sugira uma notícia
ou evento

E contribua com o melhor do samba e do choro

 

Recomendamos:
Percussionista - O melhor do mundo da percussão: Instrumentos...

Sites Parceiros:
Aquecimento Global - mundo quente
Os Gatos
- www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br

Recomendado
samba
v
ELHA GUARDA
DA MANGUEIRA

excelente álbum que traz o melhor da velha guarda da escola, apresentando clássicos, sambas da escola e composições dedicadas à Mangueira, de personalidades como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Herivelto Martins e o próprio Cartola, entre outros.

>> R$  9,90

samba
© SambaCarioca.com.br



samba e choro

QUILOMBOLAS - TRADIÇÕES E CULTURA
04.11 FOTOGRAFIA: QUILOMBOLAS - TRADIÇÕES E CULTURA

O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael S. Araújo dos Anjos. foto: divulgação

Após visitar mais de 15 cidades brasileiras, chega a São Paulo a exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência. (mais abaixo)

------------------------------------------------

Na capital, a mostra itinerante de fotografia será inaugurada em 10 de outubro, na estação Sé do Metrô, podendo ser visitada até dia 30 do mesmo mês. Ainda na cidade,  a partir de 10 de novembro, o público que circula pela estação Paraíso do Metrô também poderá acompanhar as imagens do fotógrafo documentarista André Cypriano, até o final do mês.

O registro fotográfico inédito realizado por André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil, entre elas o Quilombo Cafundó, em Sorocaba, no interior de São Paulo

A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afro-descendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.

A exposição, que em São Paulo tem o patrocínio da DANA (Metrô Sé e Paraíso) e ArcelorMittal Brasil (Metrô Sé), com recursos do ProAC – Programa de Ação Cultural – Secretaria de Estado da Cultura, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.

A mostra que se iniciou em 2006, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a mostra já circulou por 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima e Bogotá. Nesta nova fase, estão programadas 15 exposições em todo o País, entre elas Campo Grande (01/12), e Porto Alegre (05/12).

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência , com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência
Local: Estação Sé do Metrô. Praça da Sé S/N - Centro. São Paulo - SP
Inauguração: Sábado, 10 de outubro de 2009
Visitação: 10 a 30 de outubro de 2009  
Diariamente, no  horário de funcionamento do Metrô
Exposição Estação Paraíso do Metrô
10 a 30 de novembro de 2009
Diariamente, no  horário de funcionamento do Metrô


 

Voltar para o início



Meio Ambiente?

 

percussão



I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2009 ©