sambanotícias I especiais I vídeos I contato

"Sembacoara também tem seu momento de relax e paixão. Declaração, é, como o título diz, uma ode ao ser amado...."


 

camiseta samba carioca
>> PROMOÇÃO FRETE GRÁTIS <<

 

 


samba e choro

gALLOTTI: PROGRAMAÇÃO DO TRAPICHE GAMBOA
24.03 SEMBACOARA, NOVO CD DO SAMBISTA TEROCA

Terceiro álbum do compositor foi todo gravado em Araraquara, no interior paulista, e uma das faixas homenageia o grande mestre da Portela, Monarco. foto: divulgação

Sembacoara, o título, é a junção de ‘semba’, que significa ‘samba’ no idioma banto, com ‘coara’, ‘morada’ em tupi-guarani. Nessa ‘morada do samba’, Teroca coloca suas preocupações e angústias pela depredação da natureza, sobre o poder do dinheiro, o poder que corrompe e destrói.  (mais abaixo)

------------------------------------------------

Por exemplo, Perdão, consciência é um samba de terreiro que fala da natureza e sua destruição. Banquete, uma ‘toada-samba’, faz menção à situação da África ‘neo-escravizada pelo capitalismo galopante globalizado’ nas palavras de Teroca.  A faixa-título é uma espécie de samba-de-enredo, em que o compositor homenageia sua cidade natal Araraquara, no interior paulista,  e seus diversos artistas, não só os da música, que também batalham por essas causas. 

Sembacoara também tem seu momento de relax e paixão. Declaração, é, como o título diz, uma ode ao ser amado: “Nem o melhor compasso... Nem com a régua tê/ Vou conseguir no traço... reproduzir você/ Nem o maior poema... Pode lhe descrever”. Na faixa Dignidade Teroca homenageia o compositor carioca Monarco, uma das lendas vivas do samba, hoje com seus 80 anos. E explica essa admiração e paixão: “Monarco é meu grande professor, sem ele ter percebido, em poucos minutos, me deu a mais completa ‘aula’ de como compor um samba. Em 1998, fui assistir ao show Noel sobe o morro, do qual Monarco participava, em S. Paulo, no Sesc Ipiranga. No meio do papo, ele disse, mais ou menos assim: ‘Samba não tem segredo. Depois que a inspiração bate, é só ouvir o coração e vestir as letras com ‘malandragem’, escolhendo acordes, às vezes, não convencionais naquela sequência harmônica, desviando a melodia e criando um caminho novo para fechar a música’. Sigo esse conselho até hoje, faz todo o sentido.”

Teroca, Marcelo Longo Vidal, recebeu esse apelido na época em que era jogador de futebol. Além de compositor é engenheiro civil e pós-graduado em Planejamento Turístico. É um ativista do samba em Araraquara, onde, além de tocar, apresenta, há mais de 15 anos, programas de rádio. O atual é Do Quintal ao Municipal na rádio Uniara FM, que prioriza o samba de raiz e o chorinho. Também foi fundador, em 1996, do Clube do Samba da cidade, que reunia pessoas emrodas de samba nas calçadas, além de trocade informações e empréstimo de CDs e LPs. De sua discografia constam os discos Com todo respeito, gravado como o Quinteto em Branco e Preto (2003) e Elos do samba (2011), que tem participações de Fabiana Cozza, Monarco, Dona Inah e Délcio Carvalho.

Participam os músicos Luiz Rollo (cavaquinho), Frankinho (violão), Pitoco (tamborim), Pipo (cuiíca), Vlad (surdo), além das vocalista Kika, Mônica e Lu. Todos integrantes da cena musical da região de Araraquara. Completam o álbum as músicas Abraço AmigoPara fugir da solidãoNegro Terno de LinhoOrdem Unida MundialEntre risos e choros, dentre outras. Para comprar o CD, visite http://teroca.com.br/loja/




Compartilhe

Voltar para o início

Busca no site:

 

> História do Samba
>
História das Marchinhas

 

Recomendamos:
Percussionista - O melhor do mundo da percussão: Instrumentos...

Sites Parceiros:
Aquecimento Global - mundo quente
Os Gatos
- www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br
Veneza - venezaitalia.com.br
Roma - romaitalia.com.br
Paris - parisfranca.com.br

 

samba
© SambaCarioca.com.br

 

I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados © 2014