sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

agenda carioca

> História do Samba

> Participe
Sua participação é fundamental. Opine ou contribua com informações importantes
!

Sugira uma notícia
ou evento

E contribua com o melhor do samba e do choro

 

Recomendamos:
Percussionista - O melhor do mundo da percussão: Instrumentos...

Sites Parceiros:
Aquecimento Global - mundo quente
Os Gatos
- www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br

Recomendado
samba
v
ELHA GUARDA
DA MANGUEIRA

excelente álbum que traz o melhor da velha guarda da escola, apresentando clássicos, sambas da escola e composições dedicadas à Mangueira, de personalidades como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Herivelto Martins e o próprio Cartola, entre outros.

>> R$  9,90

 

samba
© SambaCarioca.com.br


samba e choro

Velha Guarda da Mangueira
06.07 SEXTA: VELHA GUARDA DA MANGUEIRA NO ASA BRANCA

O grupo formado originalmente em 1956 mostra sua arte no Espaço Cultural Asa Branca, na sexta-feira (dia 10). foto: divulgação

V elha Guarda da Mangueira, grupo de sambistas mangueirenses, formado por Tia Zélia, Erivá, Sapoty, Soninha da Pedra, Zenith, Ary, Genuíno, Mocinho, Rody e Siqueira.

------------------------------------------------

A Velha Guarda exalta a escola apresentando um repertório com canções de Cartola "Corra e olhe o céu" e "O sol nascerá", Nelson Sargento "Agoniza mas não morre", Herivelto Martins "Saudosa Mangueira", Chico Buarque e Tom Jobim "Piano na Mangueira", Carlos Cachaça "Alvorada", Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, entre  tantos outros mestres e compositores do samba carioca.

Como Surgiu a Velha Guarda da Mangueira

Buscando valorizar seus compositores e mostrando que Mangueira não era só Carnaval, mas muito mais que isso, os veteranos da Estação Primeira criaram, em 1956, a Velha Guarda da Mangueira. Dessa primeira formação fizeram parte os mesmos compositores notáveis da fundação e o objetivo foi cumprido: divulgar a qualidade da música dos grandes compositores do morro e preservar a memória da Mangueira.

A Velha Guarda Hoje

Como árvore frondosa, a Mangueira frutificou generosamente ao longo dos anos. À sua sombra, abrigam-se hoje novos movimentos culturais, sociais e esportivos, que dão contornos específicos a uma comunidade investida de cidadania e melhores perspectivas. Estas sucessivas gerações trazem sempre a força e a legitimidade de suas vigorosas raízes.

Memória viva deste enredo é a Velha Guarda da Mangueira Show, grupo composto por dez sambistas de notória representatividade na comunidade do samba. De 1956 a 1988 várias substituições foram feitas até chegar a formação atual com um grupo show que faz apresentações por todo o Brasil e exterior. Trabalhando juntos desde 1988, o grupo tem, a partir de 1990, a direção musical e artística de Josimar Monteiro, violonista 7 cordas, que chegou à Mangueira, substituindo o violonista Aluísio Dias, parceiro de Cartola. Com o último CD lançado em 1999, a Velha Guarda da Mangueira viajou para França, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Áustria. Foi ainda indicado ao prêmio máximo da música internacional o “Grammy Latino 2000”, na categoria melhor CD de Samba, quando todo o grupo viajou para Los Angeles para assistir a indicação de camarote.

 

Espaço Cultural Asa Branca: Avenida Mem de Sá, 17- anexo da Pizzaria Guanabara-Arcos da Lapa Tel. 2224-9358/ 2224-5848
Sexta-feira (10/07) às 23h
Ingresso: R$ 20,00. Censura: 18 anos

 

Voltar para o início



Meio Ambiente?

 

percussão



I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2009 ©