sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

agenda carioca

> História do Samba

> Participe
Sua participação é fundamental. Opine ou contribua com informações importantes
!

Sugira uma notícia
ou evento

E contribua com o melhor do samba e do choro

 

Recomendamos:
Percussionista - O melhor do mundo da percussão: Instrumentos...

Sites Parceiros:
Aquecimento Global - mundo quente
Os Gatos
- www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br

Meio Ambiente?

samba
© SambaCarioca.com.br


samba e choro

WALTER ALFAIATE
10.03 WALTER ALFAIATE (1930 † 2010)

O sambista carioca era famoso pelo talento no samba e pelo trabalho com alfaiataria. Um ícone da música brasileira. foto: divulgação

C omo devem saber, Walter Alfaiate faleceu no dia 27 de fevereiro. Estava internado em estado grave há cerca de dois meses no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro. Mais do que um sambista carioca ilustre, o compositor era um defensor do seu bairro, Botafogo. (mais abaixo)

------------------------------------------------

Em mais de 50 anos de carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas.

Walter Nunes de Abreu nasceu em junho de 1930 e foi criado na rua Álvaro Ramos. O Waltinho adorava subir o Morro de São João para comer frutas e ver Botafogo e Copacabana do alto.

Ainda jovem criou músicas para blocos de carnaval do Rio de Janeiro e participou de respeitadas rodas de samba. No entanto, só foi descoberto por volta de 1970, quando o mestre Paulinho da Viola gravou três de suas composições. São elas: "Coração oprimido", "A.M.O.R. Amor" e "Cuidado, teu orgulho te mata".

Desde a década de 1980, Alfaiate integrava a ala de compositores da Portela.

Ficou conhecido como "Walter Sacode" por sua fantástica interpretação do samba "Sacode Carola", de Hélio Nascimento e Alfredo Marques. Em 1982, na boate Bolero em Copacabana, foi convidado pelo parceiro Mauro Duarte a entrar para a Portela. Desde então, o sambista ingressou na escola.

Cultuado nas rodas de samba, jamais teve reconhecimento por parte das gravadoras. Gravou apenas um disco, "Olha Aí", lançado em 1998 pelo selo Alma, produzido por Aldir Blanc e Marco Aurélio.

Em seus últimos dias, sambistas e fãs procuraram ajudar o cantor. O show no Circo Voador "Samba para o Alfaiate" reuniu bambas como Monarco e a Velha Guarda da Portela, Alcione, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Nica da Portela, Nilze Carvalho, Moyséis Marques, Wilson Moreira e outros mestres para arrecadar funos para custear a internação.

O sambista faleceu na tarde de 27 de fevereiro de 2010.


Compartilhe

Voltar para o início




Recomendado
samba
v
ELHA GUARDA
DA MANGUEIRA

excelente álbum que traz o melhor da velha guarda da escola, apresentando clássicos, sambas da escola e composições dedicadas à Mangueira, de personalidades como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Herivelto Martins e o próprio Cartola, entre outros.

>> R$  9,90

 

percussão

 


I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2009 ©