sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

> História do Samba


samba e choro

Arlindo Cruz
01/02 - VELHA GUARDA DA PORTELA: 40 ANOS!

Grupo de samba comemora aniversário na Quadra da Portela.

A Velha Guarda da Portela está fazendo aniversário e, para comemorar, faz uma grande festa para convidados na Quadra da Portela, em Madureira. Os 40 anos do tradicional grupo de samba acontece junto com a reinauguração da quadra da escola azul e branca, que ficou fechada nove meses para reforma. Para participar do espetáculo, que vai contar com a famosa Feijoada da Tia Surica, já estão confirmadas as presenças de Marquinhos de Oswaldo Cruz, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Noca da Portela e Mauro Diniz, entre outros bambas. (mais abaixo)

------------------------------------------------

Considerada um dos pilares da cultura do samba da mais pura linhagem, a VGP é responsável por um precioso roteiro de músicas dos compositores. “Estamos velhos, mas ainda não morremos”, canta o Hino da Velha Guarda. Fizeram parte, ao longo da sua história, grandes nomes, como Manacéa, Argemiro, Casquinha, Tia Doca, Jair do Cavaco, Mijinha e outros bambas. Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Diogo Nogueira, Beth Carvalho e Teresa Cristina também fecham parceria e abraçam a VG.

O grupo original era composto por grandes nomes: Ventura, Aniceto, Alberto Lonato, Francisco Santana, Antônio Rufino dos Reis, Mijinha, Manacéa, Alvaiade, Alcides Dias Lopes, Armando Santos e Antônio Caetano. Com o passar do tempo, a formação foi mudando, integrantes idosos foram sendo substituídos, obedecendo a um valoroso critério fundamental de manutenção das suas principais características musicais. Segundo o compositor Monarco, para ingressar na Velha Guarda é preciso "ter passado", e a escolha de novos componentes segue a tradição até hoje. “Tem que ser portelense e ter uma história na escola para ‘vestir o fardão'”, completa Iranette Ferreira Barcelos , mais conhecida como Tia Surica.

O repertório do show foi escolhido a dedo, e conta com pérolas como Coração em Desalinho e Vai Vadiar (de Monarco e Ratinho), Quantas Lágrimas (Manacéa), Rio que passou e Coração Leviano (Paulinho da Viola), Doce Melodia (Bubu da Portela e Jamelão). Para finalizar o espetáculo, dois Sambas Enredo da Portela: Contos de Areia (Dedé da Portela e Lorival Reis) e Brasil, Tu és uma Dádiva Divina (Valdir 79) e um do Império Serrano: Aquarela Brasileira , de Silas de Oliveira.

Saiba mais sobre A Velha Guarda da Portela!

Compartilhe

Voltar para o início

 

 

Sites Parceiros:
Os Gatos - www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br

Meio Ambiente?

 

samba
© SambaCarioca.com.br

 

 

 

 


I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

política de privacidade

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2011 ©