sambanotícias I especiais I vídeos I contato

Busca no site:

> História do Samba


samba e choro

Velha Guarda da Portela
06.12 A HISTÓRIA DA VELHA GUARDA DA PORTELA

Confira uma breve biografia da Velha Guarda da Portela. foto: Vanessa Gurjão

Considerada um dos pilares da cultura do samba da mais pura linhagem, a Velha Guarda da Portela completa 40 anos, como responsável por um precioso roteiro de músicas dos compositores. “Estamos velhos, mas ainda não morremos”, canta o Hino da Velha Guarda. (mais abaixo)

------------------------------------------------

Fizeram parte, ao longo da sua história, grandes nomes, como Manacéa, Argemiro, Casquinha, Tia Doca, Jair do Cavaco, Mijinha e outros bambas. Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Diogo Nogueira, Beth Carvalho e Teresa Cristina também fecham parceria e abraçam a Velha Guarda.

Com o passar do tempo, a formação foi mudando, integrantes idosos foram sendo substituídos, obedecendo a um valoroso critério fundamental de manutenção das suas principais características musicais. Segundo o compositor Monarco, para ingressar na Velha Guarda é preciso "ter passado", e a escolha de novos componentes segue a tradição até hoje. “Tem que ser portelense e ter uma história na escola para ‘vestir o fardão'”, completa Surica.

Fonte de inspiração para livros e filme, hoje o grupo acabou de participar da Europalia, tradicional evento bienal de artes da Bélgica que homenageou o Brasil. Ao todo são 10 componentes ativos em shows: as pastoras, Áurea Maria, Surica, e Neide Santana; os compositores Monarco e Davi do Pandeiro; e os músicos, Guaracy 7 Cordas, Serginho Procópio, Marquinhos, Timbira e Dinho. O objetivo da Velha Guarda da Portela é dar continuidade à proposta inicial, que é “não deixar morrer os sambas despretensiosos, sem intenção comercial”, conta Serginho.

Velha Guarda da Portela

 

Compartilhe

Voltar para o início

 

 

Sites Parceiros:
Os Gatos - www.osgatos.com.br
Biologia - www.biologo.com.br
Plantas - www.asplantas.com.br
Vinhos - www.osvinhos.com.br
Orquídeas - www.orquideana.com.br
Empregos - www.osempregos.com.br

Meio Ambiente?

 

samba
© SambaCarioca.com.br

 

 

 

 


I livro de visitas I selo para blogs I
orkut I como página inicial I e-mail

política de privacidade

SambaCarioca.com.br - Todos os direitos reservados 2011 ©